13 de ago. de 2012

Olá Mundo, Pirataria e Meus Objetivos

Olá, mundo! Então, direto ao assunto: além de falar de jogos, séries, filmes, sites, programas, tecnologias em geral e ciência, também pretendo encher esse meu espaço com pensamentos, idéias, dicas e todo e qualquer achado meu na internet.
printrbot, projeto aberto de impressora 3d bem à moda DIY 
Já deixo claro aqui que não tenho quaisquer segundas intenções com este blog, sendo que qualquer postagem aqui que favoreça idéias controversas como pirataria, hacking, ou idéias políticas, por exemplo, simplesmente são desabafos pessoais, não sendo, jamais, influenciadas por grupos, empresas, ou qualquer outra organização que esteja me pagando. Mesmo porquê eu não viso ganhar dinheiro com este blog. Em resumo, este espaço, a princípio, foi criado meramente para que eu pudesse guardar informações para a posteridade, como um misto de diário e manual.

Vou tentar linkar esse blog a algum cloud-drive para armazenar os arquivos que eventualmente eu postar aqui. Certamente vou tentar restringir o acesso por causa da chatice dos defensores dos direitos autorais... Bem, a essa altura, acho que já devo deixar claro que sou TOTALMENTE A FAVOR da pirataria! Acredito no compartilhamento como sendo o futuro. Sim, claro, a pirataria desvia dinheiro dos produtores, e deixa de gerar empregos... mas gera muitos outros e é através do compartilhamento que nossa geração teve acesso a praticamente toda a tecnologia e conteúdo digital que se tem notícia. Vivemos em uma época de rápida transição, e as grandes corporações da mídia ainda vivem um modelo de mercado do século passado. Explicando em termos gerais, eu creio que só existe pirataria por causa da insistência dos produtores em produzir conteúdo fechado. Iniciativas como o open-source, software grátis com monetização interna, e até a moda DIY(do-it-yourself), sem contar exemplos marcantes como o OUYA, demonstram que a tendência dos mercados mudou.
OUYA, console de video-game open-source
Nosso tempo está dando origem a uma época híbrida, onde os usuários produzem tanto quanto as fábricas. Eu particularmente acredito que ainda vou viver para ver o dia em que a idéia de comprar um produto igual ao de todo mundo vai se tornar obsoleta. Ao invés de comprar um produto só porque todo mundo tem um igual, mesmo que ele não se adeque plenamente às minhas necessidades, mas sim porque fui convencido pela mídia; ao contrário: as pessoas irão encomendar a produção de algo de acordo com o que elas querem, ou melhor: produzirão o tal produto em suas casas.

Ubuntu, sistema operacional baseado em Linux
Músicas, jogos, filmes, programas? Afinal de contas, tudo isso deixou de existir com a pirataria? É óbvio que existem outras maneiras de se fazer dinheiro com essas mídias, e as produtoras criativas certamente as encontrarão. Nesse meio tempo, eu compartilho mesmo. E não sou contra comprar uma cópia original, caso eu goste. Mas eu testo, sim, através do compartilhamento ou pirataria, como queiram. E atire a primeira pedra quem não o faz ou não fez nem uma vez sequer. Ok, já comecei... (risos) Além desse assunto, claro, tem muitos outros que quero tratar aqui. Se tiver alguém que me acompanhe, legal. Té a próxima postagem!!


 PS.: O nome do blog é meio "nada a ver" a princípio, mas e daí... um dia, se tiver tempo (e saco) eu conto o motivo...

Nenhum comentário: